mestrado em direito da ufpi
área de concentração
Direito, Democracia e Mudanças Institucionais
linhas de pesquisa
Mudanças Institucionais, Democracia e Efetividade do Direito
Mudanças Institucionais na Ordem Privada e Econômica
criação do mestrado em direito da ufpi
O Mestrado Acadêmico em Direito da Universidade Federal do Piauí foi instituído pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI, em novembro de 2017, e autorizado pela CAPES em dezembro de 2018. A primeira seleção para ingresso de alunos ao Mestrado foi realizada entre janeiro e abril de 2019 e a primeira turma do Mestrado iniciou suas atividades em maio do mesmo ano.
O percurso para a instalação do primeiro mestrado em Direito do Piauí teve início com a criação do Núcleo de Pesquisa sobre Direito e Democracia (República), em 2003; com a promoção de uma política de ingresso e de qualificação do corpo docente, entre 2008 e 2018; com a criação da Revista Jurídica Eletrônica da UFPI (Arquivo Jurídico), em 2011 (atualmente com o conceito Qualis B2); e com a designação da Comissão Especial para a Elaboração do APCN, em 2017.
relevância estratégica regional
O Mestrado em Direito da UFPI é o único do Piauí, atendendo a demanda adicional do leste do Maranhão e do oeste do Ceará. A demanda é significativamente alta, na proporção de 29 cursos de graduação em Direito no estado. Estima-se que, dos docentes dos cursos de graduação no Piauí, apenas 34% possuem o título de mestre em Direito e 5% o título de doutor. O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPI é estratégico para equilibrar essa deficiência no ensino superior da área jurídica.
tradição e excelência
O Direito da UFPI possui tradição de excelência. O curso de graduação da UFPI foi criado em 1931, como Faculdade de Direito do Piauí, sendo o 16º curso jurídico do País. Durante 63 anos (até 1994) foi o único curso de Direito do estado. Nos últimos anos, o curso de Direito da UFPI se destacou com os melhores resultados do ENAD/INEP (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e do Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), recebendo o conceito 5 do INEP e o selo OAB Recomenda.
relevância e impacto
O Mestrado em Direito da UFPI produzirá três resultados a curto prazo:
(a) qualificação do corpo docente dos cursos de graduação em Direito, (b) efetivação de pesquisa jurídica direcionada para problemas e demandas locais e regionais e (c) integração dos pesquisadores locais às redes nacional e internacional de pesquisa jurídica.
A médio prazo, as atividades do Mestrado em Direito permitirão:
(a) induzir um centro de excelência em pesquisa jurídica na área de concentração do Programa, e (b) elaborar o APCN para doutorado em Direito.